Experiências da Meg



POR QUE INCLUIR FÍSICA E QUÍMICA NO CURRÍCULO PARA CRIANÇAS PEQUENAS?

É importante salientar que muitos estudiosos dessas áreas reforçam que a Física e a Química estão em todas as coisas e em todos lugares.


Dar às crianças a oportunidade de experimentação, de observação dos fenômenos da natureza com materiais específicos e conversando com elas o que se observa a partir dos experimentos realizados elas terão a oportunidade de fazer inferências e formular hipóteses e com isso vamos ajudar a criança a ser um ser pensante e com iniciativa de buscar do conhecimento.


Para instrumentalizar o(a) professor(a) a pesquisadora, Meg Fedorowicz organizou uma série de experiências que podem ser realizadas pelas crianças e assim , de forma concreta, oferecer a ela o contato com a Física e Química.


No Livro em inglês “Nurturing the Young Scientist: Experiences in Physics” de Meg Fedorowicz cujo título em Português é o da capa na imagem acima o (a) professor(a) irá encontrar o currículo com experiências para crianças de 3 a 6 anos.


Este material foi apresentado no Brasil por Meg Fedorowicz durante o Curso de Formação de Professores Montessori - 3 a 6 anos, em 2004/2005 promovido por MECA - Montessori Education Centers Associated e dirigido por Celma Pinho Perry, brasileira radicada nos Estados Unidos e John Chattin - McNichols.


O Currículo foi publicado pela PRESENCE Editora, com permissão da autora, sendo adequado à Educação Infantil e precede à apresentação de “As 5 Grandes Lições”. O Currículo inclui Formas da Matéria e Formas de Energia.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo