• abemmontessoribras

Essência Montessoriana - Aline Miranda

Atualizado: 4 de Dez de 2019


Comecei a minha caminhada na graduação de educação física, onde percebi que tinha uma das mais importantes ferramentas de trabalho, o corpo. Ao longo da caminhada, trabalhei com lazer, colônia de férias, escolas e fiz uma bela carreira na água como professora de natação e hidroginástica. Ali percebi que precisava agregar alguns conhecimentos, pois encontrei alguns alunos (ou eles me encontraram) que precisavam de estratégias diferentes para aprender e ensinar. Em 2005, fui cursar a especialização em Psicomotricidade, que me trouxe um novo olhar, o olhar da ciência que vê o indivíduo e o seu desenvolvimento através do movimento, do próprio corpo e do corpo próprio.

Em 2008, surgiu a oportunidade de trabalhar com a psicomotricidade dentro da escola. Nesse espaço eu já vi que era uma escola diferente, pois poucas escolas no RJ tinham na grade da educação infantil a Psicomotricidade com o psicomotricista. Assim começou a minha jornada Montessoriana, na escola Petra, em Ipanema RJ, onde comecei a perceber como as crianças aprendiam de forma diferente. Ali eram oportunizadas a elas experiências e possibilidades psicomotoras e cognitivas incríveis. Fui me encantando.


Sim, precisei estudar, entender, conhecer e pesquisar a educação montessoriana. Fui me modificando, me educando. Me propus a ser auxiliar de turma e isso foi uma experiência enriquecedora. Estudava aos sábados, no nosso grupo de estudo sobre a pedagogia Montessori com a diretora pedagógica Dayse Canano, a quem tenho imensa gratidão por sempre me ensinar e me motivar aos encantos da pedagogia montessoriana e as ciências que a cerca.

Me encantei tanto ao estudar que os questionamentos aumentaram e, no ano seguinte, pedi novamente para continuar na sala do agrupamento I. Me enriqueci mais um pouco e, ao final daquele ano, em 2012, percebi que precisava buscar mais informações, então fui fazer uma especialização em Neurociência aplicada à aprendizagem. BUM! EURECA! Essa foi a sensação a cada módulo estudado, pois percebia como as ciências, psicomotricidade, neurociência e a educação montessoriana, dialogavam com toda riqueza de detalhes e profundidade.

Ao final da especialização em Neurociência, tinha cada vez mais certeza de que eu havia me tornado uma melhor psicomotricista, porque estava inserida na pedagogia montessoriana, cujos pilares e cuja filosofia tinham me embriagado com um caminho inverso, ou melhor, o caminho da linha da pedagogia: do concreto ao abstrato. Mas, faltava ainda o estudo minucioso e um pouco mais profundo. Foi quando a ABEM/FACSA trouxe para o Rio de Janeiro a pós-graduação em Educação Montessori 0 - 6 anos e ela aconteceria dentro da Escola Petra!

Em 2018, iniciei a pós com uma turma incrível e sedenta de conhecimentos mais profundos. Com a orientação e coordenação de Talita de Almeida e de grandes professores, percebi de perto cada detalhe, sequência, valor e importância da aplicação do Montessori. BUM! EURECA! BLINK! Agora era a junção minuciosa na minha cabeça de todas essas ciências e com a oportunidade de ter estudado um pouco mais de Montessori.


Ali tive a oportunidade de juntar os conhecimentos das diversas áreas e continuo fazendo, além de mostrar e partilhar um pouquinho com as pessoas que cada fator psicomotor está dentro da pedagogia montessoriana; e ainda, que grafomotricidade é diferente de psicomotricidade, que Montessori já trazia todas essas ciências juntas, os períodos sensíveis corticais descobertos na neurociência se assemelham com os períodos sensíveis redigidos por ela, porque a vida prática é a pérola do desenvolvimento motor.

Eu sou Aline Miranda, aprendiz, professora, Psicomotricista na escola Petra e na escola Infantil Montessori de BH, carioca, alegre, adoro o mar e a serra. Especialista em provar um bom churrasco e brincar com as crianças; tem dias que tenho 80 anos e tem dias que tenho 8. Especialista em neurociência e aprendizagem e em educação Montessori 0 - 6. Amante do aprender e do movimento, pois “o desenvolvimento da mente vem através do movimento.” (Maria Montessori – Mente Absorvente).

171 visualizações

ABEM

Email:

Telefone:

(21) 2267-9050

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram