ABEM

Email:

Telefone:

(21) 2267-9050

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Maria Silva

Espaço, Tempo, Natureza e Cultura - Ciências

Atualizado: Mar 7


O Manual de Espaço, Tempo, Natureza e Cultura - Ciências 1 - foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para preparar o ambiente de sua sala de aula e desenvolver as atividades da área cultural de Ciências.


Como apresentar as Ciências físicas, químicas e biológicas às crianças pequenas? Dentre todo o embasamento teórico vamos encontrar fundamentação para o estudo das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas e descobrir que esse estudo permitirá o aprofundamento do reconhecimento da natureza, sua gênese, suas características peculiares, seus ciclos de evolução, seus processos de interação, sua função no planeta e mesmo no cosmos.  Tendo como pontos principais em seu conteúdo:  

 

Introdução às Ciências físicas e biológicas


Funções do professor de Ciências na formação de um comportamento científico


Nomenclatura classificada de Zoologia


Nomenclatura classificada de Botânica


O Manual Espaço, Tempo, Natureza e Cultura 9 Ciências 2 apresenta um conteúdo rico e prático para se desenvolver os seguintes objetivos de um programa científico:


I - Estimular e guiar a criança/jovem a ter uma mente inquisitiva e um constante crescimento na compreensão de forças, fenômenos, processos, materiais e seres orgânicos e inorgânicos que constituem o mundo a sua volta. Por meio dos questionamentos "o que", "como" e "por quê".


II - Apresentar a informação de maneira lógica, eficiente e compreensível, assegurando o domínio dos conceitos básicos. Distinção entre o feito, realizado e a opinião. 


III - Estabelecer novos hábitos e atitudes, (planejamento, cuidado e rigor) de modo que a criança que tenha desenvolvido essa forma de ação possa reagir à vida de maneira distinta, diferente das crianças que não vivenciaram valores científicos.  Permanecendo acessível a novas ideias e sugestões. 


Alguns materiais e atividades apresentadas nesse volume:


Nomenclatura classificada de Zoologia - parte interna e outras - série romana

Série Invertebrado - I Equinoderma / Echinodermata

Série Invertebrado - II Molusco / Mollusca

Série Invertebrado - III Artrópode / Arthropoda

Série Invertebrado - IV Anelídeo / Annelida

Série Vertebrado - I Peixe / Pisces

Série Vertebrado - II Anfíbio / Amphíbia

Série Vertebrado - III Réptil / Reptilia

Série Vertebrado - IV Ave / Ave


Assim, o estudo das Ciências possibilita ao Homem o autoconhecimento, onde descobre de onde veio, como vive e para onde segue seu ciclo cósmico de vida-natureza. Possibilita, também, conhecer, além do mundo próprio, o mundo em torno dele, mundo este com o qual interage desde o momento de sua concepção. Confira outros manuais sobre Espaço, Tempo, Natureza e Cultura!

100 visualizações