ABEM

Email:

Telefone:

(21) 2267-9050

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Maria Silva

Desenvolvimento da Mente Matemática


No Manual Desenvolvimento da Mente Matemática I você vai encontrar uma forma de como trabalhar com a criança a manipulação do material contínuo os blocos operativos e assim descobrir a lógica.


A partir do momento em que as crianças já são capazes de comparar para estabelecer relações e classificar, o fato de ordenar com base em critérios pré-determinados não trará maiores dificuldades para elas.


Pode-se passar, agora, para um material que já foi construído com o objetivo bem preciso e que é definido como contínuo ou estruturado, pois permite o reconhecimento através do exercício das estruturas lógicas da mente.


As cores, as formas e as dimensões são propriedades, atributos, que se referem a objetos, constituindo-se o material-base das experiências matemáticas. Como são atributos fáceis de distinguir pelas crianças, os relacionamentos lógicos entre esses atributos são facilmente alcançados, desde que exercícios sejam convenientemente escolhidos e adaptados ao estágio de desenvolvimento da criança.


Conteúdos:

1. Manipulação do Material Descontínuo ou Conhecimento Físico

2. Manipulação do Material Contínuo ou Conhecimento Lógico:

2.1. Topologia

2.2. Lógica – Blocos Lógicos

2.3. Conceito de Conjuntos e observação no real

2.4. Primeiros Gráficos Práticos



Nesse Manual, Desenvolvimento da mente Matemática II, o professor irá encontrar um rico referencial teórico e orientações de atividades relativas ao Primeiro plano de desenvolvimento - Plano da 1ª Dezena do Sistema e do Segundo plano -Plano das Hierarquias.


É essencial mostrar à criança que a Matemática é uma necessidade do Homem, sem ela não há construção do pensamento humano em suas múltiplas relações. Para que se chegue a uma capacidade de abstração (que é o estágio das operações formais, segundo Piaget), passa-se, antes, por uma forma de raciocínio prático, baseado em experiências concretas. Este foi exatamente o caminho que o Homem seguiu através dos séculos em suas conquistas sobre o real, desenvolvendo habilidades, inteligência e cultura.


Conteúdos:

Barras da Numeração ou Barras Vermelhas e Azuis

Numerais de Lixa - Símbolos

Relacionamento dos Símbolos às Respectivas Quantidades

Numerais e Barras

Quadros Murais

Escrita dos Numerais

Fusos

Tentos

Jogos Aritméticos ou Jogos de Memória

Operações com as Barras da Numeração ou Barras Vermelhas e Azuis

Serpente para a Pesquisa do Dez

Introdução

Primeira Apresentação do Sistema Decimal

Apresentação Completa do Sistema Decimal

Formação de Grandes Números

Plano das Hierarquias

Exercícios Paralelos ao Sistema Decimal

I. Tábuas de Sèguin

Primeira Série - Composição dos Numerais de 10 a 19

Segunda Série - Composição dos Numerais de 10 a 99 II. Cadeias

Decomposição Linear do Cubo - Cadeia do Cem

Decomposição Linear do Cubo - Cadeia do Mil

Grandes Operações com o Sistema Decimal - Conceito de Operações Aritméticas

Jogo dos Pontinhos

Adições com Papel Transparente

Jogo dos Selos



Em Desenvolvimento da Mente Matemática III você vai encontrar as experiências para a memorização das quatro operações.


O “conceito” das quatro operações aritméticas é apresentado à criança com o material do Sistema Decimal, sem que o professor se preocupe com a memorização dos cálculos.


A memória reforça-se através de três momentos: registro, retenção, recordação. Com um bom registro, a capacidade de reter ou recordar é ampliada. Isto depende da curiosidade e da atenção. Daí a necessidade de uma atitude consciente do professor quanto à apresentação do material, que deve ser clara, interessante, precisa. Na Aritmética trabalha-se, basicamente, com três tipos de memória: visual, auditiva e motora.


A criança, que se detém sobre o material montessoriano de memorização, domina o processo, compreende o conceito e, adquirindo ideias claras sobre as operações, passa, com facilidade, à abstração.


Conteúdos:

Material montessoriano de memorização:

● da Adição e Subtração: TÁBUAS OU PLACAS DAS REGUINHAS

● da Multiplicação: TÁBUA OU PLACA DOS 100 FURINHOS

● da Divisão: TÁBUA OU PLACA DOS 81 FURINHOS




Neste Manual de Desenvolvimento da Mente Matemática IV - Aritmética Montessori 3 o professor irá encontrar um rico referencial teórico e orientações de atividades relativas a frações - 1º e 2º Níveis, as hierarquias e outros.


A Matemática IV dará continuidade aos Manuais de Desenvolvimento da Mente Matemática, Aritmética Montessoriana I e II, com o estudo das Memorizações das Quatro Operações Aritméticas e parte para conceitos novos, mas complementares.


Esse material abrange a educação de 6/7 anos a 10 anos, com o início dos materiais avançados, num Percurso Pedagógico, que serão completados por este volume de Matemática 4/ Aritmética Montessoriana III e os demais


Algumas atividades contidas no manual:

· Todo o estudo sobre frações

· A hierarquia

· Primeiro e segundo telaios das hierarquias

· Jogos sobre a multiplicação

· O jogo do banco ou sistema bancário

· Telaio das contas douradas



Neste Manual de Desenvolvimento da Mente Matemática V - Aritmética Montessori 4 - o professor irá encontrar um rico referencial teórico e orientações de atividades relativas à Divisão.


Com os Telaios das Hierarquias foram executados somente três operações: Adição, Subtração e Multiplicação, porque não se podia trabalhar com as continhas soltas, avulsas, necessárias à Divisão.


Porém, a Divisão já foi tratada anteriormente com o material do Sistema Decimal – as Grandes Operações ou Operações com Grandes Números, com os Selos e as Tabelas e Jogos das Memorizações das Quatro Operações Aritméticas. Nestes casos, com exceção dos Selos, foi considerado só o aspecto de distribuição.


Com este material, pode-se examinar um segundo aspecto da Divisão: “o estar contido ou incluso”.


Alguns temas tratados com seus respectivos materiais e orientações para as atividades:

· A grande ou longa divisão - 1º e 2º Níveis

· Múltiplos dos números

· Critérios de divisibilidade

· Potência dos números



O Manual Desenvolvimento da mente matemática 7- Geometria I foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para organizar o seu ambiente de sala de aula e explorar a Geometria.


Geometria é difícil? Uma criança pequena não pode compreendê-la? Ela não compreende e assimila o mundo?


A criança vive num mundo tridimensional, de sólidos que se deslocam, que se bi dimensionam, e que todos esperam que ela os reconheçam, os nomeiem, venham a escrever seus nomes, a criar frases sobre a realidade circundante e mesmo distante do próprio universo, isto é, do concreto ao imaginário. Geometria I apresenta também outra releitura de alguns materiais básicos, que é a dos Encaixes Planos, cheia de novidades e materiais complementares, dos Triângulos Construtores, com um grande foco nas formas, inclusive com a descoberta de novas composições e dos Sólidos Geométricos com planificações e belas construções.


Ao trabalhar com os materiais relativos, as crianças podem compreender as relações que existem entre as figuras ou objetos e intuir as leis que governam a Geometria, conseguindo conquistar conceitos impossíveis de serem alcançados sem material.


Este primeiro volume inclui ao final um material ainda pouco usado no Brasil, que é a “porta de entrada” para a integração de conceitos geométricos e aritméticos, gerando a famosa Série de Cartazes de Geometria que será explorada em todos os volumes da série.


Conteúdos:

1. Introdução à Geometria e ao Material Montessori

2. Conquista da Abstração e a Relação com o Processo Ensino - Aprendizagem da Escola Tradicional e o da Escola Montessori

3. O Trabalho numa Escola Montessori

4. Geometria na Educação Infantil

5. Atividades Intuitivas à Percepção dos Conceitos Geométricos

6. Intuição à Percepção do Conceito de Forma e Espaço

7. Atividades de Vida Prática - Desenvolvimento Social

8. Atividades de Coordenação Viso-Motora e Dinâmica Manual

9. Atividades de Desenvolvimento da Linguagem

10. Introdução à percepção de formas e limites

11. Primeiro plano de desenvolvimento das Ciências

12. Segundo plano de desenvolvimento dos conceitos geométricos

13. Orientações para o trabalho com os triângulos construtores, armário das formas metálicas, gavetas de botânica



Desenvolvimento da Mente Matemática VIII - Geometria 2 II foi preparado para que os educadores do método Montessori tenham um apoio teórico e prático para preparar o ambiente de sua sala de aula e desenvolver o segundo Plano de Desenvolvimento dos Conceitos Geométricos.


Com a teoria e prática dará continuidade às atividades do Primeiro Plano, só que a agora tem-se como foco o conjunto de material da Série do Quadrado, Triângulo e Círculo Divididos, explorando-se as linhas que dividem as figuras e, na associação com a Aritmética, estuda-se o conceito do todo, do inteiro dividido em partes iguais, isto é o conceito de FRAÇÃO.


O 2º Plano de Desenvolvimento da Mente Geométrica ou Plano Prático é uma preparação ao raciocínio através de materiais, que ainda partem da experiência sensorial - mais visual que motora - mas que permitem observar concretamente as relações entre as figuras.


Neste plano há:

• Série do Quadrado, Triângulo e Círculo Divididos

• Nomenclaturas Classificadas de Geometria.




179 visualizações